O inpEV

GRI 102-1, 102-2 e 102-7

O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) representa a indústria no Sistema Campo Limpo, tendo como missão promover a gestão autossustentável da destinação final de embalagens vazias de produtos fitossanitários, a conservação ambiental e do Sistema, com envolvimento e integração de todos os elos da cadeia produtiva agrícola.

Para garantir esse papel, o inpEV busca eficiência em todos os processos, investe em pesquisa, desenvolvimento, conscientização e educação ambiental. O conhecimento adquirido também abre caminho para a prestação de serviços na área de resíduos sólidos e parcerias para compartilhar experiências. A visão integrada do inpEV sobre a gestão facilita a captura de oportunidades de melhoria do próprio Sistema, envolvendo ganhos de eficiência e reaproveitamento máximos das embalagens destinadas. Hoje, a reciclagem alcança 93% de todo o volume recebido.

O inpEV tem sede em São Paulo (SP) e gerencia 45 das 411 unidades de recebimento de embalagens de todo o Brasil. Ao todo, o Instituto emprega 273 profissionais. Sua composição é formada por mais de 100 empresas fabricantes de defensivos agrícolas e entidades que representam o setor, distribuidores e agricultores.

MISSÃO, VISÃO E VALORES

GRI 102-16

Missão

Contribuir para a conservação do meio ambiente e do Sistema Campo Limpo, por meio da gestão autossustentável da destinação final de embalagens vazias de produtos fitossanitários e da prestação de serviços na área de resíduos sólidos, com envolvimento e integração de todos os elos da cadeia produtiva agrícola.

Visão

Ser reconhecido mundialmente como centro de excelência na logística reversa de embalagens vazias de produtos fitossanitários e na área de resíduos sólidos agrícolas, sendo uma referência na prestação de serviços e tornando o Sistema Campo Limpo autossustentável.

Valores

  • > Atitude integradora: é a característica de liderança do Instituto, a valorização do trabalho em equipe, a integração dos elos da cadeia e a disseminação do conhecimento.
  • > Inovação: é dinamismo, empreendedorismo, criatividade e superação de desafios que posicionam o inpEV como referência mundial na logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas.
  • > Integridade: é ter o comportamento pautado pela ética, respeito às diferenças, transparência em todas as ações realizadas, e veracidade das informações.
  • > Responsabilidade socioambiental: é a razão de ser do Instituto, que atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo.
  • > Segurança: é o zelo pelo bem-estar e integridade física de nossos colaboradores e de todos os envolvidos no Sistema Campo Limpo, bem como a proteção de informações e do patrimônio.

Cadeia de suprimentos GRI 102-9

Em 2020, 1,7 mil fornecedores integravam a cadeia de suprimentos do inpEV. Desse total, 30 são fornecedores diretos, responsáveis por insumos, equipamentos produtivos e serviços de logística, transporte e destinação final de resíduos, e 1.670 são fornecedores indiretos, dos quais o inpEV adquire máquinas e equipamentos e serviços de tecnologia da informação e de suporte às atividades de comunicação e engajamento. A categoria mais significativa em volume de compras foi a de Logística, representando 35% do total.

Governança corporativa GRI 102-18

A atitude integradora é um dos valores do inpEV e é assegurada por meio da governança corporativa do Instituto. A estrutura administrativa e de gestão também segue boas práticas de mercado e reflete os princípios firmados em seu estatuto social: legalidade, impessoalidade, moralidade e igualdade.

Fazem parte da governança a Assembleia Geral de Associados, o Conselho Diretor, o Conselho Fiscal e a Diretoria Executiva. A representatividade do Sistema Campo Limpo, do qual o inpEV é a entidade gestora, também está contemplada na estrutura, com representantes nas diversas instâncias decisórias.

A Assembleia Geral é o órgão máximo decisório e integra os associados do Instituto, fabricantes de defensivos agrícolas e entidades que representam os diversos elos da cadeia agrícola. São realizadas duas reuniões anuais para validar a estratégia do inpEV e avaliar o seu desempenho.

O Conselho Diretor é formado por cinco representantes das empresas associadas contribuintes (eleitos em Assembleia Geral), dez representantes de entidades associadas (demais elos da cadeia agrícola) e pelo diretor-presidente do Instituto. Faz parte da responsabilidade assegurar o cumprimento do estatuto social e zelar pela proteção do patrimônio, pelo comprometimento com as leis vigentes e pelo estreitamento da relação entre os elos da cadeia. As entidades que representam o canal de distribuição e os produtores rurais no Conselho Diretor participam das decisões e têm a responsabilidade de replicar as informações e deliberações sobre o Sistema Campo Limpo.

A condução da gestão e a implementação da estratégia cabem à Diretoria Executiva. Ela é liderada pelo diretor-presidente, um profissional contratado e independente (sem vínculo com as empresas associadas), nomeado pelo Conselho Diretor.

Estrutura de apoio

Comitês de apoio à liderança reúnem especialistas e profissionais do inpEV para somar conhecimento e aperfeiçoar continuamente a gestão:

> Comitê Tributário: com auxílio de consultores externos, o grupo facilita o alinhamento dos participantes do Sistema Campo Limpo a temas fiscais, tributários e societários.

> Comitê de Logística: discute medidas para aprimorar processos e tecnologias de logística reversa, no âmbito do Sistema Campo Limpo.

> Comitê Trabalhista: debate questões relacionadas aos profissionais do inpEV. O comitê também apoia as demais unidades de recebimento do Sistema Campo Limpo.

> Conselho Nacional de Centrais: multidisciplinar, o grupo é formado por gestores de centrais de recebimento e tem, entre suas funções, demandas gerais do Sistema e a divulgação das melhores práticas para os conselhos regionais, atuando em apoio à administração do inpEV.

> GT Comitê de Aprovação de Artefatos: avalia, controla e aprova a fabricação de artefatos a partir das embalagens vazias provenientes do Sistema Campo Limpo.

> GT Comitê de Embalagens: avalia novas tendências, ciclo de vida das embalagens e as inovações do setor.

CÓDIGO DE CONDUTA GRI 102-16 e 205-2

Um documento público que explicita os princípios, os valores e a missão do inpEV, o Código de Conduta direciona a postura esperada dos funcionários no relacionamento com os diferentes públicos.

Revisado em 2017, o material trata de temas como conflito de interesses, respeito às diferenças, segurança da informação e relacionamento com o setor público e enfatiza o compromisso do inpEV e de seus funcionários com a responsabilidade socioambiental. O código também define preceitos voltados à difusão de conhecimento e fomento à cooperação entre todos os elos da cadeia agrícola que integram o Sistema Campo Limpo. Com o código são divulgadas também as políticas Anticorrupção e Concorrencial, que comunicam as práticas de relacionamento com agentes públicos e determinam regras para doações, que precisam passar por aprovação de órgãos colegiados do Instituto. Outros documentos como o Manual de Gestão do inpEV e regras de finanças e controladoria também reforçam o compromisso com a condução ética dos negócios.

Todos os 127 colaboradores contratados em 2020 foram comunicados e treinados sobre o Código de Conduta, incluindo o tópico de combate à corrupção. Os sete profissionais terceirizados contratados no ano também foram comunicados sobre o tema. O inpEV realiza, ainda, capacitações periódicas para toda a equipe. O e-learning previsto para ser aplicado em 2020 foi postergado e acontecerá em 2021.

Além disso, o inpEV elaborou, em 2020, um código voltado aos fornecedores para indicar suas expectativas e boas práticas esperadas desses parceiros de negócio, incluindo o respeito aos direitos humanos, à ética e à integridade.

Conheça o Código de Conduta em: www.inpev.org.br

2020

2020

COMUNICAÇÃO SOBRE COMBATE À CORRUPÇÃO GRI 205-2

%

Pessoas comunicadas

Pessoas comunicadas por região

Sul

Sudeste

Norte

Nordeste

Centro-Oeste

Colaboradores (total)

46,5%

127

20

40

6

5

56

Diretores

0,0%

0

0

0

0

0

0

Gerentes

12,5%

1

0

1

0

0

0

Coordenadores

10,0%

2

0

2

0

0

0

Coordenadores/Supervisores de centrais

44,2%

19

4

3

2

2

8

Administrativo

34,1%

14

4

8

0

0

2

Operacional

56,9%

91

25

26

4

3

33

Terceirizados

70,0%

7

1

3

1

0

2

TREINAMENTO SOBRE COMBATE À CORRUPÇÃO GRI 205-2

%

Pessoas treinadas

Pessoas treinadas por região

Sul

Sudeste

Norte

Nordeste

Centro-Oeste

Colaboradores (total)

46,5%

127

20

40

6

5

56

Diretores

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0

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Gerentes

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1

0

1

0

0

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Coordenadores

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2

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2

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Coordenadores/Supervisores de centrais

44,2%

19

4

3

2

2

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Administrativo

34,1%

14

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8

0

0

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Operacional

56,9%

91

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26

4

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