Logística

GRI 103-2 e 103-3

O Sistema Campo Limpo utiliza o modelo logístico conhecido como frete de retorno, no qual o mesmo veículo que entrega os defensivos agrícolas dos fabricantes aos agricultores, revendas e cooperativas transporta as embalagens vazias das unidades de recebimento até os recicladores e incineradores. Uma das vantagens do modelo é evitar emissões de GEE (gases de efeito estufa). O transporte dos postos às centrais, de menor quilometragem e que atende necessidades logísticas distintas, não emprega o modelo.

Modelo Aprimorado

Ao longo de 2020, o inpEV concluiu os estudos que viabilizaram a elaboração do Modelo Aprimorado, que trata sobre o transporte dos remanentes (embalagens vazias de defensivos agrícolas). Até então, para realizar o transporte – dos agricultores aos postos e centrais, dos postos para as centrais e das centrais até as unidades de destinação –, costumavam-se emitir notas fiscais com valor simbólico, já que as embalagens vazias não têm valor comercial e não são tributadas, de acordo com o que determina a legislação.

A emissão das notas fiscais, no entanto, não é uma exigência legal. Com o novo modelo, que entrou em vigor no início de 2021, os agricultores e responsáveis pelos postos e centrais preenchem o SST (Solicitação de Saída e Transporte), documento elaborado pelo inpEV e que pode acompanhar os remanentes em todas as etapas de deslocamento. A mudança deve desburocratizar o processo e conferir mais agilidade às movimentações do Sistema.

Segurança na estrada

O inpEV atua preventivamente para evitar a ocorrência de incidentes e acidentes durante o transporte dos volumes. Todos os caminhões que chegam às centrais e postos passam por uma inspeção, que considera a documentação, a condição do motorista e o estado do veículo, incluindo pneus, luzes, freios e cintas que amarram os fardos. Vale destacar que os motoristas são especializados, o que aumenta a segurança nas movimentações.

Para conter a propagação do coronavírus, além das orientações sobre o uso de máscara e a higienização das mãos, o protocolo estabelecido pelo inpEV previa que os motoristas evitassem descer dos caminhões durante a permanência nas unidades de recebimento.

Em abril, o inpEV realizou uma campanha de agradecimento aos motoristas, cujo trabalho foi essencial para a continuidade da operação do Sistema Campo Limpo e do agronegócio em meio à pandemia.