Inovação
e tecnologia

GRI 103-2 e 103-3

A inovação e o desenvolvimento tecnológico pautam a atuação do inpEV em seu esforço para aprimorar processos e aumentar a eficiência do Sistema Campo Limpo.

Em 2020, o inpEV começou a utilizar uma ferramenta de BI (business intelligence), que aprimora a gestão e confere agilidade às tomadas de decisão. A ferramenta coleta dados e gera relatórios para análise com indicadores específicos, a partir de recortes customizados. Coordenado pela área de Tecnologia da Informação, o projeto foi concluído para as áreas Financeira e de Suprimentos em 2020. A ferramenta está sendo implementada nas áreas de Operações e Destino Final e, até o fim de 2021, deve ser estendida às demais áreas do inpEV. A ferramenta de BI também foi integrada ao adEV (Agendamento de Devolução de Embalagens Vazias), sistema eletrônico em que os agricultores podem programar as datas das devoluções nas unidades. Os relatórios gerados a partir da ferramenta contribuem para aprimorar o gerenciamento dos recebimentos e a operação das unidades.

Também teve sequência o projeto para garantir a rastreabilidade das embalagens vazias. Nas centrais de Araraquara (SP) e Pouso Alegre (MG), os fardos das embalagens compactadas recebem um código de barras, que contém dados provenientes do SIC (Sistema de Informação das Centrais), como o tipo de material e seu peso total. O projeto facilita o controle nas próprias centrais e nas fases posteriores, quando os volumes são transportados até as recicladoras e incineradoras parceiras do Sistema. Com os resultados obtidos na etapa piloto, em 2021 o projeto começará a ser estendido para as demais centrais de recebimento.

Ecocap® Smart

Outro exemplo recente de inovação vem da Campo Limpo Tampas e Resinas Plásticas. Em 2020, a recicladora desenvolveu para um cliente específico um novo modelo da Ecocap®, sistema de vedação produzido com resina 100% reciclada. A Ecocap® Smart vem com um QR Code, permitindo a inclusão de informações técnicas sobre o produto e ampliando as possibilidades de rastreabilidade e autenticidade. Trata-se de um item com maior valor agregado, que contribui para a sustentabilidade do Sistema, já que o lucro da Campo Limpo Tampas e Resinas Plásticas e da Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos é revertido para o custeio do Sistema.