Desenvolvimento
humano

GRI 102-8 e 102-10

O inpEV encerrou 2020 com 273 colaboradores, aumento de quase 50% em relação a 2019. O crescimento se deve ao processo de incorporação das centrais de recebimento, que teve sequência em 2020. A maioria dos novos colaboradores já atuava nas centrais, então gerenciadas pelas associações de revendas e cooperativas, e passou a fazer parte do quadro funcional do inpEV. O Instituto prioriza o aproveitamento interno, uma maneira de valorizar a especialização desses profissionais e o conhecimento que eles detêm sobre o Sistema Campo Limpo.

Assim que o processo de incorporação de uma central é concluído, os colaboradores participam de uma integração, em que compartilham um pouco de sua experiência sobre o Sistema e passam por uma imersão sobre a missão, a visão e os valores do inpEV, o funcionamento dos sistemas de gestão e as regras de segurança, entre outros temas. Com a pandemia, as integrações passaram a ocorrer em ambiente virtual.

Outra iniciativa que garante a ambientação dos novos colaboradores, válida para os que já atuavam nas centrais incorporadas e para os que chegam agora ao Instituto, é o Programa de Apadrinhamento. Cada novo profissional pode contar com o suporte de um colaborador mais experiente, que se compromete a acompanhá-lo por determinado período e se prontifica a esclarecer dúvidas sobre a rotina de trabalho.

Total de colaboradores1 2 GRI 102-8

2018

2019

2020

2020

2020

 

 

 

Permanentes

Temporários

Por gênero

 

 

 

 

 

Homens

50

125

213

208

5

Mulheres

33

60

60

59

1

Por região

 

 

 

 

 

Centro-Oeste

9

34

69

66

3

Nordeste

0

15

17

17

0

Norte

5

0

6

6

0

Sudeste

63

104

122

119

3

Sul

6

32

59

59

0

Total

83

185

273

267

6

1 A maioria (98%) dos colaboradores cumpre jornada integral de trabalho.
2 Além dos colaboradores, integraram a força de trabalho do inpEV em 2020 três aprendizes, dois estagiários e dez profissionais terceirizados. Cinco terceirizados atuam na sede administrativa nas áreas de Tecnologia da Informação, transporte courier e copa e cinco são contratados via agência para atividades operacionais do Instituto.

Ciclo de Desenvolvimento GRI 103-2, 103-3, 404-1 e 404-3

Uma das principais diretrizes do modelo de gestão de pessoas do inpEV é garantir o desenvolvimento contínuo dos colaboradores. A partir dessa estratégia, a área de Recursos Humanos desenvolve uma série de iniciativas.

No programa ADCR (Avaliação de Desempenho e Contrato de Resultado), os colaboradores da área administrativa e que atuam em funções de supervisão, coordenação, gerência e diretoria definem anualmente, em conjunto com o gestor, as metas individuais. Há, ainda, as avaliações de desempenho, compostas de autoavaliação e avaliação pelo líder direto. Em 2020, 80 profissionais (29% do total) eram elegíveis (mais de um ano nos cargos citados) e 78 foram avaliados. Para os operadores das centrais, há uma avaliação de potencial.

A contratação das metas e as análises de desempenho orientam o PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), que define os treinamentos a serem realizados pelos profissionais. No âmbito do PDI, todos os supervisores das centrais – líderes de primeiro nível – passaram por um treinamento sobre liderança. Ao longo do ano, também foi desenvolvido o PDL (Programa de Desenvolvimento da Liderança), voltado aos coordenadores, gerentes e diretores. Ambos foram realizados em parceria com o ICI (Instituto Internacional de Coaching) e disponibilizaram ferramentas que auxiliam o gestor em suas diferentes atribuições (técnicas de feedback, avaliação da maturidade da equipe e gestão das emoções, entre outras).

Também houve capacitações para os colaboradores da área administrativa, mapeadas a partir da avaliação de desempenho de 2019, e os treinamentos de integração para os novos colaboradores. No total, foram 14.114 horas de treinamento, número 33% mais alto que o do ano anterior. O aumento no número de colaboradores do Instituto impactou a média de horas de capacitação por colaborador, que ficou em 51,7 horas/colaborador em 2020 ante 57,3 horas/colaborador em 2019.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO1 GRI 404-3

2020

Por gênero

 

Homens

100,0%

Mulheres

94,6%

Por categoria funcional

 

Gerentes

85,7%

Coordenadores

100,0%

Coordenadores/Supervisores de centrais

100,0%

Administrativo

96,4%

Total

97,5%

1 O cálculo segue a fórmula: Número de colaboradores que passaram pela avaliação/Total de colaboradores elegíveis X 100 (para cada segmento analisado).

Os treinamentos cresceram 33% em relação a 2019. Grande parte das capacitações de 2020 ocorreu em ambiente virtual.

MÉDIA DE TREINAMENTOS (h/colaborador) GRI 404-1

2018

2019

2020

Por gênero

 

 

 

Homens

10,5

67,6

53,7

Mulheres

20,6

35,8

44,6

Por categoria funcional

 

 

 

Diretores

0,0

1,5

19,0

Gerentes

19,1

5,4

24,0

Coordenadores

21,5

11,8

31,3

Coordenadores/Supervisores de centrais

0,0

35,1

89,7

Administrativo

24,1

35,9

47,4

Operacional

0,3

49,8

46,3

Total

14,5

57,3

51,7

Diagnóstico de ambiente de trabalho

Com o recente aumento de seu quadro funcional, o inpEV identificou a necessidade de colher a percepção dos profissionais sobre a organização. Em parceria com o GPTW (Great Place to Work), foi realizado o primeiro diagnóstico de ambiente de trabalho do Instituto, que registrou a adesão de 78% dos colaboradores convidados a responder ao questionário. A pesquisa apontou uma favorabilidade de 83%. Agora, a área de Recursos Humanos deve aprofundar alguns temas identificados como relevantes no diagnóstico. Uma nova rodada da pesquisa está prevista para acontecer em 2023.

Saúde e segurança GRI 103-2 e 103-3

O compromisso com a segurança de todos os colaboradores e dos envolvidos no Sistema Campo Limpo é um dos valores do inpEV. Desde 2018, o Instituto conta com um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança, que assegura a padronização de processos para prevenir acidentes e doenças ocupacionais e monitorar e mitigar riscos. Exemplos desses procedimentos são: existência de mapa de risco nas unidades, sinalização de segurança em todos os equipamentos, promoção do uso e da conservação dos equipamentos de proteção individual (EPIs), realização de DDS (Diálogo Diário de Segurança), avaliação ergonômica dos postos de trabalho, processos específicos para operação das prensas e para trabalho em altura e medição periódica de ruído.

A segunda edição da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) do Sistema Campo Limpo foi realizada no mês de outubro de forma remota. Com o tema “Cuido de mim, cuido de você, cuidamos de todos”, a programação incluiu palestras, Diálogos Diários de Segurança especiais e atividades lúdicas. A cada dia, duas centrais eram sorteadas para realizar tours virtuais, mostrando as unidades para os demais participantes. A Sipat envolveu 98 centrais de recebimento de todas as regiões do país.

Também foram organizadas palestras em datas-chave: Setembro Amarelo (prevenção ao suicídio), Outubro Rosa (prevenção ao câncer de mama) e Novembro Azul (prevenção ao câncer de próstata). Houve, ainda, uma palestra sobre hábitos alimentares e orientação nutricional individual.

Outra ação de destaque, que impacta diretamente o bem-estar dos colaboradores, foi a aprovação da política de short Friday na matriz, que encerra a jornada de trabalho às 13h no último dia da semana, com a compensação da diferença entre segunda-feira e quinta-feira. A adesão ao modelo fica a critério de cada colaborador.

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO1 GRI 403-9

2020

Total de horas trabalhadas

597.600,00

Índice de frequência de acidentes2

30,12

Óbitos resultantes de acidentes de trabalho (total)

0

Óbitos resultantes de acidentes de trabalho (índice)

0,00

Acidentes de trabalho com consequência grave (total)3

0

Acidentes de trabalho com consequência grave (índice)

0,00

Acidentes de trabalho de comunicação obrigatória (total)4

12

Acidentes de trabalho de comunicação obrigatória (índice)

20,80

Obs.: Todos os índices seguem a fórmula: número de incidentes/total de horas trabalhadas X 1.000.000.
1 Com base na operação total do inpEV em 2020, incluindo o escritório administrativo e 45 centrais de recebimento gerenciadas. Os cálculos consideraram um efetivo médio de 249 pessoas.
2 Inclui incidentes de baixa gravidade atendidos no local. Total: 18 acidentes (12 com afastamento e 6 sem).
3 Acidentes que geram lesão ou limitação das capacidades do trabalhador por período acima de seis meses.
4 Considera os acidentes com afastamento.