O inpEV encerrou 2020 com 273 colaboradores, aumento de quase 50% em relação a 2019. O crescimento se deve ao processo de incorporação das centrais de recebimento, que teve sequência em 2020. A maioria dos novos colaboradores já atuava nas centrais, então gerenciadas pelas associações de revendas e cooperativas, e passou a fazer parte do quadro funcional do inpEV. O Instituto prioriza o aproveitamento interno, uma maneira de valorizar a especialização desses profissionais e o conhecimento que eles detêm sobre o Sistema Campo Limpo.

Assim que o processo de incorporação de uma central é concluído, os colaboradores participam de uma integração, em que compartilham um pouco de sua experiência sobre o Sistema e passam por uma imersão sobre a missão, a visão e os valores do inpEV, o funcionamento dos sistemas de gestão e as regras de segurança, entre outros temas. Com a pandemia, as integrações passaram a ocorrer em ambiente virtual.
Outra iniciativa que garante a ambientação dos novos colaboradores, válida para os que já atuavam nas centrais incorporadas e para os que chegam agora ao Instituto, é o Programa de Apadrinhamento. Cada novo profissional pode contar com o suporte de um colaborador mais experiente, que se compromete a acompanhá-lo por determinado período e se prontifica a esclarecer dúvidas sobre a rotina de trabalho.

Total de colaboradores1 2 GRI 102-8 | 2018 | 2019 | 2020 | 2020 | 2020 |
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| Permanentes | Temporários | |
Por gênero |
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Homens | 50 | 125 | 213 | 208 | 5 |
Mulheres | 33 | 60 | 60 | 59 | 1 |
Por região |
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Centro-Oeste | 9 | 34 | 69 | 66 | 3 |
Nordeste | 0 | 15 | 17 | 17 | 0 |
Norte | 5 | 0 | 6 | 6 | 0 |
Sudeste | 63 | 104 | 122 | 119 | 3 |
Sul | 6 | 32 | 59 | 59 | 0 |
Total | 83 | 185 | 273 | 267 | 6 |
1 A maioria (98%) dos colaboradores cumpre jornada integral de trabalho.
2 Além dos colaboradores, integraram a força de trabalho do inpEV em 2020 três aprendizes, dois estagiários e dez profissionais terceirizados. Cinco terceirizados atuam na sede administrativa nas áreas de Tecnologia da Informação, transporte courier e copa e cinco são contratados via agência para atividades operacionais do Instituto.
Ciclo de Desenvolvimento GRI 103-2, 103-3, 404-1 e 404-3
Uma das principais diretrizes do modelo de gestão de pessoas do inpEV é garantir o desenvolvimento contínuo dos colaboradores. A partir dessa estratégia, a área de Recursos Humanos desenvolve uma série de iniciativas.
No programa ADCR (Avaliação de Desempenho e Contrato de Resultado), os colaboradores da área administrativa e que atuam em funções de supervisão, coordenação, gerência e diretoria definem anualmente, em conjunto com o gestor, as metas individuais. Há, ainda, as avaliações de desempenho, compostas de autoavaliação e avaliação pelo líder direto. Em 2020, 80 profissionais (29% do total) eram elegíveis (mais de um ano nos cargos citados) e 78 foram avaliados. Para os operadores das centrais, há uma avaliação de potencial.
A contratação das metas e as análises de desempenho orientam o PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), que define os treinamentos a serem realizados pelos profissionais. No âmbito do PDI, todos os supervisores das centrais – líderes de primeiro nível – passaram por um treinamento sobre liderança. Ao longo do ano, também foi desenvolvido o PDL (Programa de Desenvolvimento da Liderança), voltado aos coordenadores, gerentes e diretores. Ambos foram realizados em parceria com o ICI (Instituto Internacional de Coaching) e disponibilizaram ferramentas que auxiliam o gestor em suas diferentes atribuições (técnicas de feedback, avaliação da maturidade da equipe e gestão das emoções, entre outras).
Também houve capacitações para os colaboradores da área administrativa, mapeadas a partir da avaliação de desempenho de 2019, e os treinamentos de integração para os novos colaboradores. No total, foram 14.114 horas de treinamento, número 33% mais alto que o do ano anterior. O aumento no número de colaboradores do Instituto impactou a média de horas de capacitação por colaborador, que ficou em 51,7 horas/colaborador em 2020 ante 57,3 horas/colaborador em 2019.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO1 GRI 404-3 | 2020 |
Por gênero |
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Homens | 100,0% |
Mulheres | 94,6% |
Por categoria funcional |
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Gerentes | 85,7% |
Coordenadores | 100,0% |
Coordenadores/Supervisores de centrais | 100,0% |
Administrativo | 96,4% |
Total | 97,5% |
1 O cálculo segue a fórmula: Número de colaboradores que passaram pela avaliação/Total de colaboradores elegíveis X 100 (para cada segmento analisado).
Os treinamentos cresceram 33% em relação a 2019. Grande parte das capacitações de 2020 ocorreu em ambiente virtual.
MÉDIA DE TREINAMENTOS (h/colaborador) GRI 404-1 | 2018 | 2019 | 2020 |
Por gênero |
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Homens | 10,5 | 67,6 | 53,7 |
Mulheres | 20,6 | 35,8 | 44,6 |
Por categoria funcional |
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Diretores | 0,0 | 1,5 | 19,0 |
Gerentes | 19,1 | 5,4 | 24,0 |
Coordenadores | 21,5 | 11,8 | 31,3 |
Coordenadores/Supervisores de centrais | 0,0 | 35,1 | 89,7 |
Administrativo | 24,1 | 35,9 | 47,4 |
Operacional | 0,3 | 49,8 | 46,3 |
Total | 14,5 | 57,3 | 51,7 |
Diagnóstico de ambiente de trabalho
Com o recente aumento de seu quadro funcional, o inpEV identificou a necessidade de colher a percepção dos profissionais sobre a organização. Em parceria com o GPTW (Great Place to Work), foi realizado o primeiro diagnóstico de ambiente de trabalho do Instituto, que registrou a adesão de 78% dos colaboradores convidados a responder ao questionário. A pesquisa apontou uma favorabilidade de 83%. Agora, a área de Recursos Humanos deve aprofundar alguns temas identificados como relevantes no diagnóstico. Uma nova rodada da pesquisa está prevista para acontecer em 2023.
Saúde e segurança GRI 103-2 e 103-3
O compromisso com a segurança de todos os colaboradores e dos envolvidos no Sistema Campo Limpo é um dos valores do inpEV. Desde 2018, o Instituto conta com um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança, que assegura a padronização de processos para prevenir acidentes e doenças ocupacionais e monitorar e mitigar riscos. Exemplos desses procedimentos são: existência de mapa de risco nas unidades, sinalização de segurança em todos os equipamentos, promoção do uso e da conservação dos equipamentos de proteção individual (EPIs), realização de DDS (Diálogo Diário de Segurança), avaliação ergonômica dos postos de trabalho, processos específicos para operação das prensas e para trabalho em altura e medição periódica de ruído.
A segunda edição da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) do Sistema Campo Limpo foi realizada no mês de outubro de forma remota. Com o tema “Cuido de mim, cuido de você, cuidamos de todos”, a programação incluiu palestras, Diálogos Diários de Segurança especiais e atividades lúdicas. A cada dia, duas centrais eram sorteadas para realizar tours virtuais, mostrando as unidades para os demais participantes. A Sipat envolveu 98 centrais de recebimento de todas as regiões do país.
Também foram organizadas palestras em datas-chave: Setembro Amarelo (prevenção ao suicídio), Outubro Rosa (prevenção ao câncer de mama) e Novembro Azul (prevenção ao câncer de próstata). Houve, ainda, uma palestra sobre hábitos alimentares e orientação nutricional individual.
Outra ação de destaque, que impacta diretamente o bem-estar dos colaboradores, foi a aprovação da política de short Friday na matriz, que encerra a jornada de trabalho às 13h no último dia da semana, com a compensação da diferença entre segunda-feira e quinta-feira. A adesão ao modelo fica a critério de cada colaborador.
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO1 GRI 403-9 | 2020 |
Total de horas trabalhadas | 597.600,00 |
Índice de frequência de acidentes2 | 30,12 |
Óbitos resultantes de acidentes de trabalho (total) | 0 |
Óbitos resultantes de acidentes de trabalho (índice) | 0,00 |
Acidentes de trabalho com consequência grave (total)3 | 0 |
Acidentes de trabalho com consequência grave (índice) | 0,00 |
Acidentes de trabalho de comunicação obrigatória (total)4 | 12 |
Acidentes de trabalho de comunicação obrigatória (índice) | 20,80 |
Obs.: Todos os índices seguem a fórmula: número de incidentes/total de horas trabalhadas X 1.000.000.
1 Com base na operação total do inpEV em 2020, incluindo o escritório administrativo e 45 centrais de recebimento gerenciadas. Os cálculos consideraram um efetivo médio de 249 pessoas.
2 Inclui incidentes de baixa gravidade atendidos no local. Total: 18 acidentes (12 com afastamento e 6 sem).
3 Acidentes que geram lesão ou limitação das capacidades do trabalhador por período acima de seis meses.
4 Considera os acidentes com afastamento.