Diálogo e cooperação multistakeholder

GRI 102-12, 103-2 e 103-3

A participação do inpEV em diferentes iniciativas e grupos multilaterais possibilita o compartilhamento do modelo bem-sucedido de logística reversa e economia circular do Sistema Campo Limpo, influenciando positivamente outros setores. Essa interação também garante que o inpEV acompanhe discussões setoriais importantes, incluindo temas relacionados à agenda global de sustentabilidade.

Desde 2019, o inpEV é integrante da Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas) que impulsiona boas práticas entre as organizações nos temas de direitos humanos, relações trabalhistas, meio ambiente e procedimentos anticorrupção. São cerca de 14 mil membros espalhados em 160 países – apenas no Brasil, são mais de 950 membros. O inpEV participa do Grupo Temático de Alimentos e Agricultura da Rede Brasil e busca disseminar os dez princípios do Pacto Global para as empresas associadas. Outro compromisso do Instituto é disseminar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que foram inseridos no conteúdo do PEA (Programa de Educação Ambiental) Campo Limpo (leia mais em Educação e conscientização).

O inpEV ainda aproveita sua representatividade em diferentes fóruns setoriais e da indústria para reafirmar a importância dessas agendas e seu compromisso com a gestão responsável dos recursos, tais como a Assembleia dos Associados, que inclui as empresas fabricantes de agroquímicos, o Comitê de Insumos da Abag (Associação Brasileira do Agronegócio) e o Comitê de Resíduos da CNI (Confederação Nacional da Indústria), do qual é coordenador. Os temas também estão presentes em diferentes encontros em que o inpEV é convidado a falar (veja a seguir a relação dos principais eventos de 2020).

O Instituto participa, ainda, do Proclima (Programa Estadual de Mudanças Climáticas do Estado de São Paulo), que estimula a adoção de estratégias para a redução das emissões de GEE (gases de efeito estufa) entre as organizações.

Sistema Campo Limpo: referência mundial

Em 2020, o diretor-presidente do inpEV apresentou o modelo brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas em um seminário on-line promovido pela Cleanfarms Inc., organização canadense de gestão ambiental. Também iniciou um processo de transferência de conhecimentos com a Argentina e os Estados Unidos.

O Sistema Campo Limpo foi destaque na edição 2020 do Dia de Campo – Caminhos do Agro SP, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A live com a presença do diretor-presidente do Instituto aconteceu em 17 de agosto, sendo integrada às atividades do DNCL (Dia Nacional do Campo Limpo). O diretor-presidente participou, ainda, das lives de abertura e de encerramento do projeto Cidadania no Campo: Caminhos do Agro SP, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O projeto apresentou dez episódios sobre iniciativas que promovem uma agricultura mais eficiente e sustentável – o Sistema Campo Limpo foi retratado em um deles.

Em novembro, o diretor-presidente celebrou um ano da adesão do inpEV ao Proclima em uma live promovida pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Confira os outros eventos de 2020 que contaram com a participação do inpEV:

  • > Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR)
  • > ShowTech 2020, em Maracaju (MS)
  • > Live Os Desafios de Liderar no Mundo Virtual, da GS1 Brasil
  • > Live promovida pela ThinkBrasil em comemoração à Semana do Meio Ambiente
  • > 8º Webinar Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Mato Grosso (Pers-MT), realizado pela Fundação Uniselva
  • > Semana do Meio Ambiente, da Prefeitura de Chapadão do Sul (MS)

O Instituto apoiou, ainda, a 19ª edição do Congresso Brasileiro do Agronegócio, da Abag (Associação Brasileira do Agronegócio).

O inpEV marcou presença na Show Rural Coopavel, que aconteceu em fevereiro na cidade de Cascavel (PR).



Compromisso repactuado GRI 102-12

Em 2020, o inpEV repactuou sua adesão ao Termo de Compromisso para Logística Reversa de Embalagens Vazias de Agrotóxicos do Estado do Ceará. Além do acordo com esse estado, o Instituto se mantém comprometido com os termos de compromisso de São Paulo e do Paraná. Anualmente, reporta o atendimento às metas de destinação e de abrangência geográfica para os três estados.

RECONHECIMENTOS

A agilidade com que o inpEV adotou medidas para manter a operação do Sistema Campo Limpo e prevenir a propagação do coronavírus foi reconhecida no prêmio Agrow Awards 2020, um dos principais do agronegócio mundial, promovido pela revista britânica Agrow. O inpEV foi um dos cinco finalistas na categoria Melhor Programa de Manejo.

A Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos também foi classificada entre as cinco melhores da categoria Melhores Produtos Sustentáveis, do Prêmio de Inovação da ICIS (Independent Commodity Intelligence Services).